quarta-feira, 24 de agosto de 2011

PF prende prefeito de Vitória do Xingu

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) realizam hoje (24) a Operação Pandilha, para desarticular uma organização que vinha desviando recursos públicos federais praticando fraudes em licitações, utilizando empresas fantasmas em nomes de “laranjas”, superfaturando bens e serviços, e efetuando pagamentos por serviços não executados, dentre outras irregularidades, no município de Vitória do Xingu.

O esquema fraudulento era comandado pelo próprio prefeito do município, Liberalino de Almeida Neto, e envolvia recursos federais transferidos a Vitória do Xingu para aplicação em programas nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social. Fiscalização feita pela CGU no mês de junho, por solicitação da Polícia Federal, apontou prejuízo potencial da ordem de R$ 5,5 milhões, do total de R$ 17 milhões fiscalizados.

Auxílio paterno

A operação de hoje visou à prisão preventiva de dez pessoas, entre elas o prefeito, o pai do prefeito e os secretários municipais de Saúde, de Obras e de Finanças. Também foi realizada a busca e apreensão de documentos em nove locais (prefeitura, secretarias e empresas privadas), além do sequestro de bens adquiridos pelos envolvidos a partir de março de 2009.

As investigações tiveram origem a partir de notícia crime originada dos moradores do município. Para perpetrar as fraudes, o prefeito contava com o apoio de seu pai, José Danilo Damas de Almeida, dono de uma extensa ficha policial, já tendo sido acusado de homicídio, formação de quadrilha, uso de documento falso e crime contra o sistema financeiro.

Além disso, José Danilo, que já foi prefeito do município de Marechal Deodoro, em Alagoas, tinha sido preso na Operação Guabiru, que desmantelou, em 2005, um esquema de fraudes e desvios de recursos da merenda escolar em 11 municípios alagoanos. Em consequência, foi afastado do cargo por decisão judicial proferida nos autos de uma ação civil pública por atos de improbidade administrativa.

Cascalho e areia

Em Vitória do Xingu, o esquema fraudulento envolvia empresas que já são alvos de inquéritos policiais que apuram desvios de recursos da Sudam. As apurações de agora revelaram a concessão de lavra para empresa do esquema, que garante a exploração de minerais (cascalho e areia) por 50 anos. A empresa fornece material para obras da prefeitura, sendo sua sede localizada em uma fazenda pertencente ao prefeito.

Os fiscais da CGU constataram ainda que houve dispensa de licitação para a recuperação da estrada vicinal Água Boa, para contratação de uma empresa integrante do esquema, sendo que o serviço não foi executado; e apontou ainda fraudes em licitações para a construção de creche, reforma e ampliação do estádio da cidade e obra do sistema de abastecimento de água.

A representação criminal feita à Justiça para pedir os mandados de prisão e de busca e apreensão foi ratificada pelo Ministério Público Federal. Dez servidores da CGU participaram da operação, para auxiliar no cumprimento dos mandados de busca e apreensão.
(Ascom/CGU)

domingo, 21 de agosto de 2011

Movimentos Sociais da Transxingu preparam "Acampamento em Altamira"


O Público da mobilização em Brasil Novo
A FVPP - Fundação Viver Produzir e Preservar e a FETAGRI - Federação de Trabalhadores em Agricultura estão preparando uma manifestação Popular para os dias 28 de agosto a 1 de setembro. Pretendem reunir pessoas de toda região da Transamazônica e Xingu para apresentar uma pauta de reinvindicação para representantes dos governos Federal e Estadual que foram convocados para resolver os problemas fundiários, o Luz Para, Asfaltamento da RB 230 e melhorias no sistema educacional das CFRs- Casas Familiares Rurais. A pauta ainda está em construção nos municípios.                                                                    

 Na Mesa, João Batista, coordenador da FVPP, explica os objetivos do Acampamento. Estavam presentes, da esquerda para direita, Nenê do Queijo, secretário de Agricultura, Marta, associação PDS Itatá, Jiovana, presidente do STTR (Sindicato Trabalhadores Trabalhadoras Rurais), Wanderlei Ribas EMATER e Marinete secretária de Educação de Brasil Novo

Antonio Nilso

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Amanhã é Dia Mundial de Lutas Contra Belo Monte



              O dia 20 de Agosto foi escolhido para ser o Dia Mundial de lutas contra Belo Monte. Neste sentido militantes sociais de várias partes do mundo irão às ruas em mobilização contra o projeto de construção de barramento do Rio Xingu. O objetivo é chamar a atenção dos governos e da sociedade mundial para os impactos que serão causados pela hidrelétrica, que alagará 500 quilômetros quadrados de área da floresta amazônica. As manifestações também pedem respeito à vida das etnias indígenas que vivem em torno do Rio Xingu e que serão duramente afetadas no seu modo de vida pela construção.

No próximo sábado (20), as mobilizações serão em 15 cidades brasileiras. Já na segunda-feira (22), os protestos serão feitos em frente a embaixadas e consulados brasileiros em 20 cidades de 16 países.
Na quarta-feira (17), o Ministério Público Federal no Pará (MPF/PA) ingressou com mais uma ação na Justiça para contestar o empreendimento. Dessa vez, o MPF pede a paralisação da obra pela violação de direitos de povos indígenas da região, que terão de ser removidos de suas áreas tradicionais, o que é proibido pela Constituição.
O Projeto de barragem ainda não é um fato consumado, acredita-se no julgamento das ações com um resultado positivo para o povo que será afetado pela obra. Mas acima de tudo, acredita-se que a mobilização popular poder impedir esse crime contra a natureza e contra a vida.
 

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Dívida de Milhão, governos querem pagar com centavos na "Operação Cidadania"

 A movimentação foi grande em frente a escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Terezinha Back na manhã da segunde-feira, 08 de agosto/11. Primeiro dia da "Operação Cidadania Xingu". Como os orgãos responsáveis para emissão de documentos, bancos e departamentos que deveriam legalizar as terras em nossa região não funcionam como deveria, a dívida social dos governos Federal, Estadual e Municipal é muito grande.
 A fila dos que pretendiam retirar a Carteira de Identidade era tão grande que a metade ficou para ser atendida no segundo dia (09/08). Eu enfrentei a fila do INSS para resolver um problema que a agência de Altamira não resolve a mais de ano. Fiquei decepcionado! A atendente falou-me que a "Certidão de Tempo de Contribuição" que preciso é só em Altammira. Fui enganado pela propaganda mentirosa que anuciava a presença de 14 Ministérios, com pessoas capazes de solucionar todos os problemas. Não aconteceu comigo o que foi anuciado durante muitos dias em Brasil Novo.
A Operação nos dias 8 e 9/08/11 em Brasil Novo é uma ação dos governos Federal e Estadual com apoio da Prefeitura de Brasil Novo. Esta mesma ação aconteceu em Altamira no innicio do mês e nos dias 12 e 13/08/11 será a vez de Medicilândia. 
Se os governos quiserem resolver os graves problemas da região devem melhorar os orgãos responsáveis no atendimento da população que a mais de 40 anos vivem a espera de melhorias e solução nos problemas em relação a retirada de documentação, legalização dos lotes e ação concreta dos ministérios que agem somente na região centro-sul do país. Não precisamos de Operação de 2 dias. Queremos os serviços  sociais permanente em nossas cidades!


Antonio Nilso

domingo, 7 de agosto de 2011

Brasil Novo realiza Copa de Futebol de Campo nos "Estádios Locais"

O evento iniciou na noite do ultimo sábado (06/08/11) no campo do ASIPA. Todas as equipe foram chamadas a quadra juntamente com as autoridades municipais que ao som da banda municipal cantamos o Hino Nacional. A noite esportiva foi encerrada com a partida entre as equipes veteranas da vicinal da 16 contra uma equipe da cidade brasilnovense que ganhou de 2 x 1.
No próximo sábado haverá jogo na Vicinal da 10. A equipe do Camurim recebe o time da Pioneira.
No domingo a copa continua na Agrovila da 16 a equipe desta Vicinal receberá o time do Km 50.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

ATO INAUGURAL DE OPERAÇÃO CIDADANIA XINGU DO GOVERNO FEDERAL FOI CANCELA EM ALTAMIRA

A abertura da Operação no Centro de Convenções de Altamira, onde participariam ministros, deputados e prefeitos, foi cancelada em função das manifestações. De acordo com os movimentos, os danos estruturais, como desalojamentos massivos da população mais pobre da região, expulsão dos ribeirinhos e agricultores de suas terras, a destruição do Xingu, a ameaça de epidemias de doenças, a falta de cumprimento das condicionantes e todas as ilegalidades do processo de licenciamento de Belo Monte não podem ser mitigados por pequenas ações assistenciais pontuais, como as oferecidas pela Operação Cidadania.

Antes dos protestos contra o governo, um ato-relâmpago, organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD) e Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) em função de dois mandados de reintegração de posse, expedidos na última semana contra as duas maiores ocupações urbanas de famílias expulsas por Belo Monte, esquentou o clima na cidade. Desde as 8 da manhã, cerca de 300 pessoas faziam piquete na porta da prefeitura da cidade, exigindo que a prefeita Odileida Sampaio ajudasse nas negociações das pautas dos ocupantes.


Como a prefeita havia sido convidada a participar da abertura da Operação e não estava na sede da administração municipal, os sem teto foram para o local onde estava programada para acontecer a inauguração do mutirão, juntando-se aos manifestantes do Movimento Xingu Vivo para Sempre.


Por conta do policiamento ostensivo, boa parte das bandeiras e faixas, mesmo sem as hastes, tiveram de ser deixadas do lado de fora do Centro de Convenções. Isso não impediu, contudo, que o governo refizesse a programação no próprio local: ao invés da solenidade, apenas uma coletiva de imprensa de cerca de uma hora de duração, com pouca participação dos jornalistas.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Brasil Novo se despede de Pe. Vandeir


TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE, frase bíblica que o paraense de Ourilândia do Norte, Vandeir Lima Alves, usou quando foi ordenado padre no dia 27 de janeiro de 2000. E 8 de março de 2001 chegou em Brasil Novo para ser padre auxiliar do Pe. Oscar, três anos depois se tornou pároco depois da morte do titular da coordenação da paroquia.
Depois de 10 anos em atividades. Varias mudanças aconteceram na igreja que novas estruturas foram feitas e muitas atividades aconteceram.  A marca deixada que vista e sentida por quem passe pela rua da igreja é o “Ginásio Poliesportivo Dom Erwin”, obra que mudou os caminho do esporte em Brasil Novo. 
No ultimo domingo (31/07/11) a paróquia Corpo e Sangue de Cristo organizou um encontro com católico das comunidades rurais e urbanas e convidados de outras paróquias. A celebração com muitas homenagens durou mais de 2 horas e logo depois um jantar surpresa foi servida para as familias convidadas.
Obrigado Pe. Vandeir!