segunda-feira, 18 de abril de 2011

AMAZÔNIA GEME EM DORES DE PARTO

AMAZÔNIA GEME EM DORES DE PARTO
Amazonia sempre foi vista como grande depósito de riquezas naturais. Temos os maiores rios navegáveis também são grandes moradas de várias espécies de peixes. A  floresta é incomparável com as demais do mundo, deposito da maior biodiversidade animal e vegetal do planeta. Preservada  pelos seus habitantes pioneiros, os indígenas. A destruição iniciou depois da invasão dos europeus com a extração do látex, madeiras, ouro e outros minerais. Transformando a floresta em pasto a chamada pecuária extensiva para criação de bovino, em agronegócio que fez crescer a monocultura para exportação, fragilizando a Agricultura Familiar e provocando o êxodo rural crescendo as pequenas cidades e criando outras com os chamados grandes projetos.   
O capitalismo cresceu e é visível nos meios de produção, no uso da terra e nas poucas indústrias que transformam os recursos naturais em matérias primas para as grandes indústrias contribuindo a urbanização na região.
Nos jovens precisamos tomar sérias decisões individuais quando ao uso dos produtos industrializados, estes fazem mal ao nosso corpo e bolso, pois são produzidos com produtos químicos e nada de vitamina. Consumir os industrializados é enriquecer as grandes empresas que também são produtoras e responsáveis pelos lixos que enfeiam nossos ambientes. Temos que consumir produtos da Agricultara Familiar com isso estamos financiando nossos irmãos agricultores. E o lixo destes produtos decompõe e se transformam em adubos orgânicos apropriados para fortalecer os solos empobrecidos. Estes adubos orgânicos precisam ser usados com mais frequência e substituir os químicos que são prejudiciais a nossa saúde. Precisamos ler artigos e fazer estudos dos males sobre os produtos químicos causadores de doenças nas pessoas que aplicam e nas que consumem produtos produzidos com estas químicas.
Outro assunto que temos que se aprofundar é a importância da floresta para nossa vida. Quando expiramos emitimos dióxido de carbono que as plantas absorve e com o processo da fotossíntese transformam em oxigênio elemento importante para nossa respiração humana. Queimar as árvores é destruir o filtro natural do ar que nos move e ainda emite carbono na atmosfera, prejudicial a nossa saúde. Outro elemento químico que provoca o efeito estufa é o gás metano produzido pela humanidade na agricultura e pecuária em pequena escala. A  produção  maior deste gás é em lagos artificias como este que o governo quer produzir em nosso rio, construindo as hidroelétricas no Xingu. Além de piorar nossa vida esta obra também contribuirá com aquecimento global. A retirada da floresta no local da obra, nas novas estradas para circulação, nas novas áreas para plantação das famílias que perderam seus lotes e a urbanização que já está visível em nossa região. O governo não faz este debate, acredito que são conhecedores que o desmatamento é responsável por 50% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil diferente do demais que produz este gás nas atividades industriais e o uso sem controle desta produção.    
Nossas ações precisam mudar com urgência. Você já contou quantas sacolas plásticas joga no lixo por mês? Por que não levamos sacola de casa para o comercio? Como usamos a água em nossas casas, economizando ou desperdiçando? Temos que reaprender usar ou não usar os objetos descartáveis. Somos todos responsáveis pelos ambientes que são úteis para nossa vida.      
Educador/Geográfo Antonio nilso   

Nenhum comentário:

Postar um comentário